O Programa Mulheres em Ação, do PSD Mulher de Lauro de Freitas realizou na última esta quinta-feira (15), no Centro da cidade, mais uma roda de conversa onde foi discutido os avanços da Lei Maria da Penha que completou 13 anos.
A Lei Maria da Penha n° 11.340/2006 cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra mulher, e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
A coordenadora do PSD Mulher, Anete Pardo contou a história de vida da cearense e farmacêutica, Maria da Penha Maia Fernandes que se tornou símbolo da luta contra a violência a mulher, e fez com que diversas mulheres seguissem o seu exemplo de denunciar o agressor e avançar com as medidas conquistadas com a lei.
A mediadora da roda Cristiane Mota, Bacharel em Direito, Pós Graduanda em Ciências Criminais, e ex-diretora do Departamento de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Mulher de Lauro de Freitas.
Cristiane, citou os tipos de violência que as mulheres mais sofrem, são elas: física, sexual, patrimonial, psicológica e moral. Além de explicar como funciona a Ronda Maria da Penha, e os critérios principais para as medidas protetivas serem expedidas pelos juízes ou delegados.
O núcleo do PSD Mulher vem realizando diversas rodas de conversa e ações, dentro do Programa Mulheres em Ação. Com o objetivo de despertar cada vez mais o interesse do público feminino para a política partidária, e principalmente para a política pública que afeta diretamente sua rua, comunidade, bairro e município.
Texto e fotos: Angélica Moreira
Comments