A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, assinou termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o objetivo de promover curso de Design Thinking para educadores da rede municipal. A assinatura, na última terça-feira (22), no Cine Teatro de Lauro de Freitas, abriu a Mostra Educom, seminário promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O evento foi marcado por discussões sobre educomunicação, apresentação de plataformas de comunicação da secretaria e debates sobre a adesão do município ao Programa Educação Conectada, do Ministério da Educação.
Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções. “Precisamos não somente de instrumentos, como também trabalhar os conteúdos, principalmente, porque estamos vivendo um momento difícil de utilização de redes digitais, com a proliferação de fake news; por isso, precisamos pensar a comunicação como melhoria da qualidade da educação”, afirmou Moema.
Com o título ‘Intercâmbio de Saberes Multilinguagens construídos por e para comunidade escolar’, o seminário promoveu duas mesas de debates. Na primeira, denominada ‘Processos tecnológicos e inovadores na Educação Básica’, estava o coordenador da Rede Anísio Teixeira, da Secretaria Estadual de Educação (IAT/SEC), e Harrison Araújo, que apresentou a Plataforma de Recursos Educacionais (RED) do instituto.
Em seguida, a educadora Lívia Bispo relatou sobre a implantação de experiências educomunicativas nas unidades educacionais da rede municipal de Lauro de Freitas. Na sequência, a equipe de comunicação da Semed apresentou as plataformas de comunicação da secretaria (facebook, twitter, instagram e site), destacando as funções para o fortalecimento da rede municipal de ensino e suas relações com os processos educomunicativos.
A secretária de Educação, Vânia Galvão, ressaltou a importância das plataformas de mídia para a maior aproximação entre os membros da comunidade escolar e para a divulgação do trabalho realizado pelas educadoras e educadores, durante todo o ano. “Vejo que em tempos de tecnologias digitais é extremamente importante que a Secretaria de Educação tenha suas próprias redes sociais; os trabalhos de nossos educadores são de grande riqueza e devem ser divulgados para todo o município”.
Já a segunda mesa da Mostra Educom – Construindo as bases de uma Cidade Inovadora e Educadora –, contou com a participação da diretora do Núcleo Articulador de Educação Integral, Nadjena Miranda, que anunciou as 27 escolas que foram sorteadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) para serem contempladas com o programa Educação Conectada, e com a coordenadora das Ações da Cidade Educadora e Educação ao Longo da Vida, Idaci Ferreira, que discutiu sobre o Plano de Inovação e Tecnologias da Semed que está em fase de elaboração. Por fim, a presidente do GT Plataforma RED da Semed, Silvia Sacramento, mostrou o passo a passo para os educadores publicarem seus conteúdos na plataforma, também lançada no evento.
Plataforma de Recursos Educacionais Digitais é um espaço dinâmico, com ferramentas de buscas eficientes e de fácil manipulação para os profissionais da educação, combinando um modelo de ambiente de conteúdos digitais com um modelo de rede social. Isso torna a navegação intuitiva e, consequentemente, rápida. Na plataforma, os usuários podem buscar, baixar e/ou navegar por recursos educacionais digitais, além de publicarem suas produções. A partir da interatividade, é possível compartilhar experiências didáticas a respeito dos usos de recursos no cotidiano escolar, sugerir e/ou conhecer novos usos para um mesmo recurso.
ASCOM PMLF/SEMED
Jornalista: Moabe Breno
Foto: Edgard Copque
32888371
www.laurodefreitas.ba.gov.br
Comments