Moradores da rua Dr. Gerino de Sousa Filho em Itinga, reclamam da demora na coleta de lixo na região. Segundo moradores a demora é grande na efetivação da limpeza e até mesmo de danos estruturais às ruas dos bairros, causados pelos carros e maquinários pesados que transitam na localidade.
De acordo moradores, os resíduos tomam conta da rua Gerino de Sousa, que é uma das principais vias, que ligam a Av. Fortaleza e estação do Metrô. Caixas de papelão, sacos plásticos, entulho e restos de alimentos se aglomeram na beirada dos postes de iluminação pública. Se, para alguns, o acúmulo de resíduos gera apreensão ou asco, para outros é meio de sustento, como do catador Jânio Sousa.
Na manhã de hoje, ele vasculhava um pequeno lixão a céu aberto à procura de garrafas pet e papelão, que já enchiam quase metade de seu carrinho. "Quase todo dia isso aqui fica cheio", afirma o catador, que, de quilo em quilo de resíduos, chega a apurar R$700 mensais. Já o micro empreendedor Francisco Silva, morador da região, queixa-se de que o caminhão da coleta demora até três dias para passar.
"Aqui não tem uma placa proibindo o despejo nem tem contêiner paro o povo jogar o lixo. Sem falar que os carros não entram nas ruas menores, só rodam aqui na principal. Então, o povo vem todo jogar aqui, sem contar que , os insetos estão aparecendo aos montes, principalmente baratas. ", descreve.
Ainda de acordo o morador, o problema é tão grande, diz ele, que o lixo, muitas vezes, vai parar no asfalto, dificultando o tráfego dos carros.
Comments